Mistura de Excel, Word e apps promete mudar como organizamos tarefas

Na maioria das vezes, é da necessidade que saem as melhores soluções para os problemas. Shishir Mehrotra sempre usou o Google Docs e o Sheets (as versões online da Google para o Word e o Excel, da Microsoft) para organizar sua equipe de trabalho, as tarefas que deveriam ser feitas e muito mais.

“O Coda nasceu a partir de um questionamento interessante de Mehrotra: como seriam os documentos e planilhas se eles tivessem sido inventados nos dias de hoje”

É claro que nem o Word, nem o Excel foram feitos especificamente para isso, mas são duas ferramentas poderosas que podem servir para muito mais do que apenas escrever texto ou elaborar planilhas com contas complicadas. Quem nunca usou o Excel para organizar informações em tabelas complexas ou o Word para listar tarefas a serem feitas, que atire a primeira pedra.

Assim, Shishir Mehrotra decidiu se unir com um ex-colega da Google, Alex DeNeui, para criar o que seria “a derradeira ferramenta organizacional” de maneira que fosse fácil de usar, reunisse capabilidades diversas e tivesse um grande potencial. Assim, após três anos de desenvolvimento secreto, nasceu o Coda, a partir de um questionamento interessante de Mehrotra: como seriam os documentos e planilhas se eles tivessem sido inventados nos dias de hoje?

Renovando o clássico

Diversas mudanças interessantes foram feitas para essa nova ferramenta. Tudo começa em um documento em branco, assim como acontece no Word ou no Docs. A partir daí, a inserção de uma planilha traz uma funcionalidade totalmente diferente, similar à que é vista no Excel ou no Sheets. O endereçamento de células, por exemplo, deixa de ser feito com letras e número, no estilo “batalha naval” e passa a usar os nomes verdadeiros que você quiser dar para essas linhas e colunas.

Outra grande novidade do Coda é a possibilidade não apenas de trabalhar em conjunto com aplicativos, mas de praticamente criá-los dentro da plataforma. Além disso, outros serviços diversos estão embutidos na ferramenta, como a possibilidade de inserir um mapa de navegação a partir do Google Maps com comandos absolutamente simples.

Deixe uma resposta